Pesquisa BiomedicScience

domingo, 5 de junho de 2011

A Carreira em Biomedicina


Biomedicina

Habilitação:
Biomédico
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Atributos do Profissional:
Liderança e Curiosidade
Salário Médio:
R$ 2113,00
Biomedicina é uma ciência que está situada entre as práticas da Medicina e as teorias da Biologia, sendo uma carreira fortemente Multidisciplinar.
A biomedicina está voltada principalmente para a pesquisa, coleta de dados e aumento da qualidade de vida da população humana, pesquisando doenças, pragas, novos tratamentos para doenças conhecidas, formas eficientes de prevenção, exames clínicos mais eficientes e também práticas saudáveis para a população viver melhor.
Biomédico, o profissional de Biomedicina, deve ter como principais características a curiosidade e liderança, em geral estes profissionais atuando como pesquisadores da área médica, como especialistas em exame clínico ou então como professores em faculdades de Medicina, Biologia ou Nutrição.

Principais Áreas de Atuação dos Biomédicos

Entre as diversas áreas que os profissionais de Biomedicina podem atuar temos:
  • Biomédico Especialista em Análises Clínicas: O Biomédico que se especializa em Análises Clínicas, ou Biomédico Analista Clínico, atua principalmente em grandes laboratórios e hospitais coordenando e liderando equipes na realização de exames diversos, auxiliando desta maneira médicos e cirurgiões com informações vitais dos pacientes. Os biomédicos Analistas Clínicos também podem atuar em clínicas de exame de DNA, orientando, coordenando e se responsabilizando para que os exames de paternidade tenham a maior precisão possível.
  • Biomédico Especialista em Análises Ambientais: O Biomédico especializado em Análises Ambientes, ou Biomédico Analista Ambiental, tem como principal função realizar pesquisas e análises no ambiente, detectando poluição, pesquisando novas substâncias e realizando análises gerais relacionadas a biomedicina no ambiente natural.
  • Biomédico Pesquisador Industrial: O Biomédico pesquisador, usa o conhecimento multidisciplinar da biomedicina para auxilar farmacêuticos, químicos e outros cientistas que trabalham na indústria a desenvolver medicamentos, vacinas, soros e antidotos.
  • Docência ( Professores ): Os biomédicos muitas vezes também acabam optando por usar os seus conhecimentos para lecionar e formar novos médicos, biologos, nutricionistas e até mesmo novos especialistas em Biomedicina.
  • Biomédico Especialista em Medicina Nuclear:Os biomédicos especialistas em Medicina Nuclear, atuam em laboratórios e hospitais coordenando a realização de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom e radioterapia ( raio-X ), coordenando exames avançados em máquinas de alta-tecnologia ou então de tecnologia nuclear. Estes profissionais de biomedicina auxiliam principalmente no combate ao câncer e também auxiliando os Neurologistas, fornecendo dados.
Biomedicina: Biomédico Pesquisando um Vírus

Grade Básica do Curso de Biomedicina:

  • Anatomia
  • Iniciação ao Exame Clínico
  • Ciências Fisiológicas
  • Ciências Morfológicas
  • Bioquímica
  • Química Geral e Inorgânica
  • Microbiologia
  • Química Orgânica
  • Parasitologia e Patologia
  • Microbiologia e Imunologia

Biomedicina: Aspectos Favoráveis

Como ainda não há muitos profissionais especializados em Biomedicina, o mercado tem absorvido quase que a totalidade dos profissionais com esta especialização. Há boas oportunidades em grandes hospitais, em clínicas particulares e até mesmo no governo auxiliando na preparação e execução de planos e políticas de saúde pública, visando melhorar a qualidade de vida nas cidades, principalmente nas áreas pobres.

Biomedicina: Aspectos Negativos

Por ter um aspecto multidisciplinar a biomedicina exige estudo e atualização constante para quem segue esta carreira. Outro aspecto negativo é pequena quantidade de universidade públicas e privadas que oferecem esta formação, tornando o vestibular bastante concorrido.

Nenhum comentário: