Pesquisa BiomedicScience

domingo, 5 de junho de 2011

Mercado de Trabalho e Salário Biomédico



Mercado 

Biomédicos formados em faculdades públicas tendem, em geral, a trabalharem em instituições de pesquisa. Em São Paulo, podemos citar a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantan. Em Campinas, um grande centro de pesquisa é a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e no Rio de Janeiro, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), existe a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Existem diversas áreas nas quais o biomédico pode atuar, incluindo pesquisa básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana ou ginecologia). A maioria dos biomédicos que trabalha com pesquisa faz, logo depois da graduação, mestrado e doutorado. O mestrado tem duração de 2 anos, enquanto o doutorado é um pouco mais longo. Durante esse período, o pesquisador trabalha em um laboratório no qual ele escolhe um orientador e desenvolve um projeto (que pode já ter começado na graduação), geralmente com auxílio financeiro da Fundação de amparo à pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) ou do Conselho Nacional do desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq).
Já os biomédicos formados em faculdades particulares tendem a trabalhar em laboratórios de Análises Clínicas, dentro de hospitais ou em laboratórios particulares, como o Laboratório Fleury ou Delboni Auriemo. Esses profissionais trabalham com processamento de exames e obtenção de seus resultados.
Além disso, todos os biomédicos podem atuar como docentes em universidades públicas e particulares, ou na Indústria com um papel um pouco mais burocrático e menos ligado ao laboratório propriamente dito. Existem ainda profissionais que trabalham em áreas bem distintas, como fisiologia em clubes de futebol e reprodução animal.

Com tantas áreas e tantos conhecimentos ainda há muitos profissionais desempregados ou trabalhando por salários que não condizem com o conhecimento desses. É uma pena.

Salário Médio:

R$ 2113,00, porém é visto que em muitas cidades o salário de biomédico não passa de R$1200,00, menor que o valor da mensalidade do curso.

Nenhum comentário: