Pesquisa BiomedicScience

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Microagulhamento


A técnica de microagulhamento surgiu na década de 90 na Alemanha sob a marca Dermarroler™, porém apenas em 2006 a ideia deste equipamento começou a se difundir por todo o mundo. O sistema roller, é do que um rolo em forma de cilindro cravejado com diversas agulhas finas (0,1mm de diâmetro), feitos de aço inoxidável cirúrgico, em diferentes milímetros de comprimento (0,5 a 3,0 mm) posicionados paralelamente em várias fileiras. Este utensílio tem como ação induzir a produção de colágeno via percutânea, através de microlesões provocadas na pele, gera-se um processo inflamatório local, aumentando a proliferação celular (principalmente dos fibroblastos), fazendo com que aumente o metabolismo celular deste tecido (derme e epiderme), aumentando assim, a síntese de colágeno, elastina e outras substâncias presentes no tecido, restituindo a integridade da pele. Microgulhamento é um novo procedimento estético para o tratamento de cicatrizes, principalmente cicatrizes de acne, estrias, rugas, e para o rejuvenescimento facial. Também ser utilizada para administração transdérmica de fármacos. 
O  microagulhamento demonstrou-se opção rápida, segura, eficaz, não invasiva e que não produz perda de volume facial para o tratamento de cicatrizes atróficas. Uma vez que o microagulhamento leva à coagulação tecidual e remodelação dérmica, o que é desejável para o tratamento de cicatrizes atróficas.

Utiliza-se um sistema de microagulhas aplicado à pele com o objetivo de gerar múltiplas micropunturas, longas o suficiente para atingir a derme e desencadear, com o sangramento, estímulo inflamatório que resultaria na produção de colágeno.

Vantagens do microagulhamento

• O procedimento permite estímulo na produção de colágeno sem remover a epiderme.
• O tempo de cicatrização é mais curto, e o risco de efeitos colaterais é reduzido em comparação ao de técnicas ablativas.
• A pele se torna mais resistente e espessa, divergindo de técnicas ablativas, em que o tecido cicatricial resultante está mais sujeito ao fotodano.
Tem sua indicação ampliada a todos os tipos e cores de pele, bem como pode ser utilizada também em áreas demenor concentração de glândulas sebáceas.
• Baixo custo quando comparado ao de procedimentos que exigem tecnologias com alto investimento.
 

Resultados da técnica de microagulhamento (Derma Roller)
 

Nenhum comentário: