Pesquisa BiomedicScience

terça-feira, 8 de março de 2011

"Superbactéria" - Microbiologia

O que é uma "superbactéria"?


a) Bactéria "nova" na taxonomia
b) Bactéria "nova" com mecanismos de resistência antigo
c) Bactéria "antiga" com novo mecanismo de resistência
d) Bactéria "antiga" com vários mecanismos de resistência
e) Não existe superbactérias.

NDM-1 é um gene que confere resistência aos carbapenêmicos: descrito pela primeira vez em 2010: encontrado em espécies de enterobactérias (E. coli e K. pneumoniae) inicialmente associada ao "turismo médico"; disseminação clonal e plasmidial.

O que é a "KPC"?


a) Uma bactéria "nova"
b) Uma bactéria "antiga" com gene de resistência "novo"
c) Um gene de resistência "antigo"
d) Criação da mídia


KPC é um gene de resistência aos carbapenêmicos encontrados em enterobactérias (K. pneumoniae). Primeiro caso em 1996 nos EUA e hoje prevalente no mundo. Presente em plasmídio.


Como prevenir a Super Bactéria

Para se prevenir contra a Superbactéria KPC, você deve seguir algumas recomendações:
  • Evite ambientes hospitalares, mas se for necessário, lave bem as mãos e utilize alcool gel. Faça isso antes e depois de sair do ambiente.

  • Evite tocar nos objetos de hospitais, como portas, balcões, mesas e qualquer acessórios.

  • Evite uso de antibióticos que não sejam realmente necessários. Procure seu médico antes de ir à farmácia comprar remédios.
  • HIV

     Essa imagem foi a  vencedora do concurso organizado pela revista Science e a National Science Foundation (NSF) na categoria Ilustração.

    A AIDS é uma imunodeficiência grave, causada por infecção pelo HIV. Este vírus de RNA infecta linfócitos T CD4+, macrófagos e células dendríticas e causa disfunção maciça do sistema imunológico adaptativo. A maior parte da imunodeficiência na AIDS pode ser atribuído à depleção de células T CD4+.

    O HIV ingressa nas células ligando-se tanto à molécula de CD4 quanto a um co-receptor da família de quimiocina. Uma vez dentro da célula, o genoma viral passa por transcrição reversa para DNA e é incorporado no genoma celular. A transcrição do gene viral e a reprodução do vírus são estimulados por sinais que normalmente ativam a célula hospedeira. A produção do vírus é acompanhada por morte celular.

    A depleção induzida pelo HIV de células T CD4+ resulta em suscetibilidade muito aumentada para infecções por vários microorganismos oportunistas.

    O HIV tem uma alta taxa de mutação, o que permite que o vírus escape das respostas imunológicas do hospedeiro, bem como das terapias com medicamentos. A variabilidade genética também representa problema para a criação de uma vacina eficiente contra HIV. A infecção por HIV pode ser tratada por uma combinação de inibidores das enzimas virais.

    Abbas, A.K.; Imunologia Celular e Molecular, 2005








    Trabalho de Conclusão de Curso Graduação - Resumo


    AVALIAÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO-RS
    Amanda Nery da Silva

    RESUMO

    A parasitose é um importante problema de saúde pública. Prejudica a população em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil, variando de acordo com as condições de saneamento básico, nível sócioeconômico e de escolaridade, idade e hábitos de higiene entre outros fatores. As crianças em idade escolar, principalmente as que vivem em condições precárias, são as mais acometidas e de forma mais grave pelas enteroparasitoses, pois seus hábitos de higiene são inadequados e sua resposta imunológica  não é suficiente para a eliminação dos parasitas. Este estudo teve como objetivo avaliar a incidência de parasitoses em crianças de uma escola na região norte do Rio Grande do Sul. As coletas foram realizadas no segundo semestre de 2009 e analisadas pelos métodos, direto a fresco, sedimentação forçada com o reagente MIF modificado e sedimentação espontânea descrita por Hoffman, Pons  e Janer. Através de um questionário foram obtidas as informações socioeconômicas. Os resultados obtidos através deste estudo demonstraram que dezoito (50%) crianças frequentavam o primeiro ano e dezoito (50%) crianças o segundo ano. A idade variou de seis a doze anos com idade média de 7,33 anos. Os resultados negativos obtidos a partir das análises coproparasitológicas foram evidenciados em 22 (61,11%) amostras e 14 (38,89%) amostras foram positivas, das quais sete (19,44%) delas apresentaram mais de um parasita. No exame coproparasitológico foi visto que o maior índice de ocorrência foi de  Entamoeba coli  (64,28%), seguido por Giardia lamblia  (42,86%),Ascaris lumbricoides  (42,86%). Com relação aos aspectos epidemiológicos,percebeu-se que a grande maioria recebia água tratada pelo sistema de abastecimento público e tinha destino adequado de dejetos e lixo. A positividade dos resultados pôde dar-se pela falta de higiene e por  essa população não ter informação sobre a forma de contágio por parasitas, caracterizando um problema de saúde pública, sendo necessária a conscientização da população e prevenção das doenças parasitárias.  

    Palavras-chave: Enteroparasitoses. Exame parasitológico. Escolares. Prevalência.

                                                
    1
    Aluna do oitavo semestre do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil campus
    Carazinho. Trabalho de Conclusão de Curso realizado sob a orientação da Profa
     MsC. Fabiana de Cássia Romanha Stürmer.
    E-mail: amanda.nerys@gmail.com

    segunda-feira, 7 de março de 2011

    O que é Biomedicina?


    Uma das mais novas profissões da área de saúde, a Biomedicina busca o entendimento de cada transformação do corpo humano, bem como suas conseqüências. 

    É o estudo que leva ao diagnóstico e possibilita o tratamento das mais diversas doenças que desafiam pacientes e profissionais da saúde.Deverá conhecer profundamente a relação estrutura-função do organismo humano, os mecanismos causais das doenças, os princípios básicos da terapêutica e os métodos de investigação e análise laboratorial complementares de diagnósticos e de interesse para o saneamento do meio ambiente. 


    A área de atuação do biomédico é ampla.Como Ensino e Pesquisa,análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, parasitologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biofísica, banco de sangue, virologia, fisiologia, fisiologia geral, fisiologia humana, saúde pública, radiologia, imagenologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, histologia humana, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana, farmacologia, psicobiologia.