Essa imagem foi a vencedora do concurso organizado pela revista Science e a National Science Foundation (NSF) na categoria Ilustração.
A AIDS é uma imunodeficiência grave, causada por infecção pelo HIV. Este vírus de RNA infecta linfócitos T CD4+, macrófagos e células dendríticas e causa disfunção maciça do sistema imunológico adaptativo. A maior parte da imunodeficiência na AIDS pode ser atribuído à depleção de células T CD4+.
O HIV ingressa nas células ligando-se tanto à molécula de CD4 quanto a um co-receptor da família de quimiocina. Uma vez dentro da célula, o genoma viral passa por transcrição reversa para DNA e é incorporado no genoma celular. A transcrição do gene viral e a reprodução do vírus são estimulados por sinais que normalmente ativam a célula hospedeira. A produção do vírus é acompanhada por morte celular.
A depleção induzida pelo HIV de células T CD4+ resulta em suscetibilidade muito aumentada para infecções por vários microorganismos oportunistas.
O HIV tem uma alta taxa de mutação, o que permite que o vírus escape das respostas imunológicas do hospedeiro, bem como das terapias com medicamentos. A variabilidade genética também representa problema para a criação de uma vacina eficiente contra HIV. A infecção por HIV pode ser tratada por uma combinação de inibidores das enzimas virais.
Abbas, A.K.; Imunologia Celular e Molecular, 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário